domingo, 8 de agosto de 2010

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.


Que assunto tremendo e inesgotável - a fé...! Tanto para dizer... por isso os próximos artigos serão sobre este tema;o que aqui fôr apresentado pretende apenas apontar caminhos para as reflexões de cada um.
Neste verso, fé surge apresentada como o fundamento, por um lado,e como a prova, por outro.
Fundamento significa base que suporta. Tal como na construção de uma casa, a fé constitui o alicerce, o princípio do projecto de Deus para a nossa vida! Fé em Deus é também a razão e o motivo,a origem que nos impele a acreditar nas coisas que se esperam. E que coisas poderão ser estas? A palavra em si engloba tantas realidades e necessidades que "estas coisas" dependerão de cada um, mas referem-se a questãos relacionadas com a nossa vida terrena e, evidentemente, com a vida eterna! "Coisas que se esperam" e esperar , não podemos esquecer, está relacionado com dar tempo, mas também com dar como certo!

Prova serve para demonstrar ou estabelecer a verdade de algo que não se vê e todos sabemos que não é preciso ver para sabe que algo existe!! Prova pode também ser o testemunho, a experiência daquilo que Deus faz de facto nas nossas vidas, das mudanças que desencadeia, das marcas da transformação que opera em nós!
Fé é de certo modo a causa e a consequência, o objectivo e a meta, o princípio e o fim e para entender a fé, mais do que compreender esta bipolaridade é imperativo tê-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário